quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

FUNDAÇÃO DO CÂNCER DÁ DICAS DE PREVENÇÃO PARA OS FOLIÕES

O mês de fevereiro apresenta a maior festa popular do país: o Carnaval! Nessa época agitada, é importante não esquecer da saúde para a brincadeira não sair do ritmo. Entre um bloquinho e outro, é bom relembrar alguns cuidados para enfrentar a maratona de folia de forma saudável. Confira as dicas e recomendações da Fundação do Câncer para aproveitar o Carnaval com alegria e saúde:

·         Horários recomendados para exposição ao sol
Deve ser antes das 10h e após as 16h. Fora desses períodos, a radiação solar é muito perigosa, pois favorece o envelhecimento precoce e aumenta os riscos de desenvolver câncer de pele. Com o banho de sol nos horários recomendados é possível garantir um bronzeado bonito e saudável e ainda boa absorção de vitamina D, que fortalece os ossos.

·         Cuidados na praia ou na avenida
Seja na praia, na avenida ou em qualquer local onde haja exposição ao sol, a proteção é sempre a melhor opção. Por isso, use sempre chapéus, bonés, roupas com proteção UV e guarda-sol (feito de algodão ou lona, evitando barracas de nylon). É essencial o uso de filtro solar com, no mínimo, FPS 30, contra radiação UVA e UVB, no corpo e nos lábios. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre e também durante a jornada de trabalho em locais abertos. A utilização de óculos escuros com filtro ultravioleta é importante para prevenir lesões oculares.

·         Profissionais que trabalham ao ar livre
Pessoas que trabalham sob o sol são mais vulneráveis ao câncer de pele não melanoma. Além dos cuidados básicos de proteção, durante o dia deve usar camisas de manga longa e calças compridas e, sempre que possível, buscar abrigo na sombra. O protetor solar deve ser repassado e vale ressaltar que, fora do prazo, eles não oferecem proteção.

·         Alimentação leve
Procure comer, no mínimo, cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes. Dê preferência a alimentos cozidos ou assados e inclua grãos, cereais integrais, leite e derivados desnatados em suas refeições. Evite alimentos industrializados, frituras, carnes processadas, defumadas, curadas e embutidos.

·         Tá com sede?
A hidratação é outro item bem importante. O corpo humano é formado por quase 70% de água, que facilita a absorção dos alimentos, diminui os riscos de infecções, pois desintoxica o organismo, e contribui no fortalecimento das defesas do organismo. Por isso, use e abuse de água e sucos naturais.


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